COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SEM IMPUNIDADE
Vale repetir o quanto for necessário. O melhor cenário para a estabilidade institucional seria o Congresso não aprovar anistia para golpistas - difícil passar no Senado -, mas caso ouse se colocar contra a Constituição, a democracia, o STF não hesitará em considerar a matéria inconstitucional, como de fato é. Quem comete crime tem de prestar conta à Justiça.
BRASIL PERDE
A ausência, na extrema direita, dos mais elementares princípios republicanos e o velho vício de fazer política com o único intuito de auferir lucros, obter vantagens pessoais e de grupo, se evidenciam mais uma vez agora, na conduta delinquente dos bolsonaristas de paralisar o Congresso, em prejuízo do Brasil, para forçar a votação da anistia para golpistas. Não terão êxito.
DINÂMICA INVERSA
Uma relação inversamente proporcional, À medida que começarem a sair as condenações e prisões dos 34 denunciados pela PGR, quer dizer, dos cabeças da conspiração para golpe de Estado, a tendência é o arrefecimento da escalada fascinazista, inclusive com o arquivamento da projeto de anistia. Por isto mesmo a importância de o STF ser firme na punição dos culpados.
CISÃO AGRAVADA
Aprovado no Senado, o projeto que cria parâmetros para o Brasil reagir às supertaxações e protecionismo dos EUA ou de outro país chega à Câmara e deve agravar o racha entre os bolsonaristas. Os mais ideologizados querem derrotá-lo, a fim de prejudicar o governo Lula, enquanto os oportunistas, como o agro, preocupados só com o lucro, defendem a aprovação.
SÃO PEÇONHENTOS
Dá asco, a desfaçatez dos bolsonaristas. Se opõem a isenção do IR para salários até R$ 5 mil e ainda não admitem taxar em 10% quem ganha R$ 50 mil ou mais por mês como dividendos. Dizem que são “patriotas”, mas promovem privatizações lesa-pátria, aplaudem os ataques de Musk ao STF e os tarifaços de Trump contra o Brasil. Animais peçonhentos.