COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
ÓTIMA RESPOSTA
Certeira e coerente a resposta do STF às reclamações da extrema direita por Bolsonaro ter sido intimado no hospital. O Supremo diz que ao fazer live na terça-feira, o ex-presidente deixou evidente estar em condições de receber a intimação na quarta. Realmente, se pode usar a internação para proselitismo político, também está apto às responsabilidades legais. A terra é redonda.
FATOS MARCANTES
O Judiciário tem deixado bem claro que, independentemente dos artifícios adotados, Bolsonaro e auxiliares denunciados pela PGR por conspiração para golpe de Estado não conseguirão escapar da obrigação de prestar contas à Justiça. A condenação e prisão de figurões das elites por crimes contra a democracia serão fatos inéditos e marcantes na História do Brasil.
SERIA MELHOR
Se o PSDB, Solidariedade e Podemos objetivam, com a fusão, retomar o protagonismo da direita dita liberal, terão de se alinhar às forças progressistas, às esquerdas, hoje maiores baluartes da democracia de mercado. Não porque regrediram, mas por ser o meio mais eficiente no momento para debelar a escalada da extrema direita. Que venham somar.
PRECISA AGIR
Diante das graves denúncias de que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), é sócio do empresário Samuca Silva, investigado na Operação Overclan por, entre outros crimes, apoderação ilegal de áreas públicas, o MP tem o dever de solicitar a suspensão do contrato entre a Prefeitura e a Orla Brasil, para exploração de quatro famosas praias da cidade, até que tudo fique esclarecido.
DRAMA PALESTINO
O genocídio contra os palestinos, que volta a recrudescer em nível próprio da estupidez sionista, com a proibição por Israel da entrada de ajuda humanitária em Gaza, perde um importante crítico, mundialmente famoso e influente, com a morte do Papa Francisco, que teve coragem para defender a criação de um Estado Palestino e desmascarar as atrocidades israelenses.