Home > Entrevistas
- Últimas Entrevistas
O rentismo ameaça a democracia
Empossada no último sábado (11/01), a nova presidenta da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino Macedo, diz que, pelo imenso poder econômico que concentra, o sistema financeiro desequilibra a relação de força na democracia, em prejuízo da classe trabalhadora.
“A impunidade reforça o fascismo”
Funcionário do Bradesco, diretor da entidade há 26 anos, psicólogo formado pela Faculdade Estácio de Sá, Elder Fontes Perez, 54 anos, que acaba de assumir a presidência do Sindicato dos Bancários da Bahia, devido à indicação de Augusto Vasconcelos para a Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), é terminantemente contra a anistia para os culpados pelas tentativas golpistas tramadas pelo governo Bolsonaro.
Um desafio coletivo
Em janeiro, Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, se licencia da função para assumir um novo desafio: a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A decisão marca a transição de um dos mais importantes líderes dos movimentos sociais para uma posição estratégica no governo estadual, onde poderá contribuir diretamente para as políticas públicas de inclusão social e o fortalecimento das condições de trabalho. Além de advogado, Augusto Vasconcelos é mestre em Políticas Sociais e Cidadania, e especialista em Direito do Estado. A formação acadêmica, vivência prática no enfrentamento das desigualdades sociais e a certeza de que não estará sozinho o capacitam para a função.
A “Maioria Minorizada” precisa romper os mecanismos de dominação das elites
Rapper, escritor, pesquisador, docente e extensionista da Universidade Federal do Sul da Bahia, o professor Richard Santos esteve no Sindicato dos Bancários da Bahia, no último dia 19, para lançar os livros Maioria Minorizada - Um dispositivo analítico de racialidade (2020) e Branquitude e Televisão - A nova África (?) na TV pública (2ª edição, 2021). Além disto, fez exposição no seminário nacional A inserção do negro no mercado de trabalho – Entre o imaginário e a realidade, parte da programação do Novembro Negro. Com a expertise de quem passou por diversas áreas, como a música, a comunicação e a Academia, em entrevista ao O Bancário, Richard Santos fala sobre o racismo, a necessidade de romper os mecanismos de dominação da elite branca brasileira e a desconstrução dos oligopólios midiáticos para a efetivação da democracia.
Cada um come o que gosta
Personagem central de um dos grupos musicais mais polêmicos e qualificados dos anos 70 e 80, Paulinho Boca de Cantor, estrela dos Novos Baianos, concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Bancário. Falou sobre cultura, contracultura, música, política, o passado, o presente e o futuro do Brasil.