COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
ESTE GALÍPOLO...
Quem Galípolo pensa enganar? Às vésperas da próxima reunião do Copom, dias 6 e 7 de maio, usa a mídia associada a fim de preparar o terreno para novo aumento da Selic, já nas alturas (14,25%). Culpa a guerra comercial de Trump. Menos de meia verdade. Indicado por Lula, o presidente do BC joga contra o projeto de democracia social. Só tem feito servir o mercado.
URNAS DEFINEM
Conversa fiada ultraliberal para enganar a sociedade, dizer que o governo não deve se intrometer na política monetária. O projeto vencedor nas urnas tem o direito de definir a governança em todos os planos, principalmente na economia, cujas decisões afetam imediata e diretamente o bem-estar da população. A precarização da democracia liberal se agrava, aceleradamente.
SUPREMO GARGALO
As forças progressistas e, acima de tudo, as esquerdas, não podem perder de vista que, nas dimensões institucional e política, o STF tem sido firme, ultimamente, mas no plano econômico, na prevalência da agenda ultraliberal, o mesmo Supremo que defende a democracia, autoriza privatizações lesas-pátrias e profere decisões que flexibilizam direitos dos trabalhadores.
AJUDARIA MUITO
O que virá com a fusão do PSDB ao Solidariedade e Podemos? Os três partidos têm parlamentares e lideranças sem apreço à legalidade. Em um Brasil dividido entre civilidade e barbárie, a junção vai inclinar para que lado? Seria importante ajudar na defesa do Estado democrático de direito, na punição dos golpistas e na derrocada do fascinazismo. No aguardo.
ESPERANÇA, FÉ
Para deixar Bolsonaro e bolsonaristas ainda mais loucos de inveja, Lula é considerado pela mídia internacional uma das principais lideranças globais entre os mais de 300 chefes de Estado e de governo presentes no funeral do Papa Francisco, sábado, no Vaticano. O pontífice acreditou na inocência de Lula e mandou carta para ele na prisão. Fortaleceu a esperança e a fé.