Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

 

OUTRA MENTIRA

A mídia, por tolice ou conveniência, insiste em tratar o 31 de março como marco da ditadura civil-militar (1964-1985). Até frações das esquerdas entram nesta. Na real, o golpe que depôs o então presidente João Goulart foi dado em 1º de abril. A data é rejeitada por ser o dia da mentira, bem próprio ao regime mentiroso e criminoso que infernizou o Brasil e os brasileiros por 21 anos.

 

 

VÍCIO SECULAR

A tentativa de mudar a data da ditadura de 1964 - de 1º de abril, dia da mentira, para 31 de março -, mostra que mentir para enganar o povo é um vício antigo das elites, que só não repetiram o golpe agora com Bolsonaro porque a resistência democrática, em especial o STF, foi firme em garantir a legalidade. É essencial também condenar e prender os culpados.

 

 

LEMBRAR SEMPRE

Os horrores da ditadura civil-militar (1964-1985), que além das agressões criminosas aos direitos humanos agravou a dependência econômica do Brasil ao imperialismo, atrofiou a soberania nacional e intensificou a concentração da riqueza, têm de ser relembrados sempre, como no filme Ainda Estou Aqui, a fim de fortalecer o esforço nacional em defesa da democracia.

 

 

DIFÍCIL ACREDITAR

Diante da tradição da caserna em constante e historicamente interromper o processo democrático no Brasil, difícil acreditar que Bolsonaro e aliados só não deram um novo golpe agora porque o alto comando do Exército não permitiu. A tendência maior é de que a maioria das Forças Armadas preferiu acatar a determinação do governo Biden (EUA) de respeito às urnas.

 

 

É PREPONDERANTE

A punição exemplar de todos os envolvidos nas conspirações para manter Bolsonaro no poder à revelia da vontade das urnas é preponderante não apenas para o fortalecimento do Estado democrático de direito no Brasil, em momento de escalada global do fascinazismo, mas também para marcar o fim do hábito golpista das elites. Inaugurar uma nova era. O país precisa.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE