Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 

 

CUSTA NADA
Além da prisão, importante para fazer justiça, desconstruir a noção de impunidade e mostrar à sociedade que o crime não compensa, Bolsonaro e demais réus por conspiração para golpe de Estado deveriam ser obrigados a participar de cursos sobre democracia, com impacto na progressão da pena, para ver se muda a mente golpista deles. Tarefa difícil, mas vale a pena tentar.

 

PURA REALIDADE
De muita lucidez, as constatações do jurista Pedro Serrano ao 247: “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível defender a democracia com métodos democráticos e humanistas”. Outra: “Golpes são uma praga na história do Brasil. Da Independência à República, de 1964 a 2016. Pela primeira vez, estamos reagindo judicialmente”. Foi no âmago.

 

ESTÁ DISSIPANDO
O fato de 66% da população brasileira acharem que houve tentativa de golpe e Bolsonaro está envolvido, como mostram as pesquisas, deixa duas impressões. Primeira: a estratégia da defesa de querer desqualificar o julgamento não está colando. Segunda: o apoio ao fascinazismo decresce à medida que o sistema de justiça enquadra os golpistas na lei. Democracia neles.

 

COMPLEXO DILEMA
A prospecção de petróleo na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, é um dilema complexo. Evidentemente, causará impacto ambiental negativo, próprio da atividade, mas o Brasil também não pode ficar sem explorar suas riquezas, gerar emprego e renda. Resta a adoção de critérios rígidos para reduzir danos e garantir boas contrapartidas sociais.

 

GIRANDO RÁPIDO
Enquanto os EUA, ditos capitalistas, defensores do livre mercado, se fecham para o mundo com supertaxações a produtos estrangeiros, a China, considerada comunista, aproveita o momento e anuncia mais abertura econômica para fazer frente ao protecionismo.  E ainda há quem duvide que a terra é redonda. Aliás, tem dado voltas com velocidade cada vez maior.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE