COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PURA HIPOCRISIA
Mais do que se tonarem réus, Bolsonaro e os demais 33 denunciados pela PGR por atentado à democracia, crime de alta gravidade, serão condenados e presos. Quanto tempo vão passar na cadeia, aí é outra história, pois a lei garante progressão da pena, que os bolsonaristas sempre condenaram, mas não hesitarão em recorrer. A hipocrisia é marca registrada da extrema-direita.
MUITO CINISMO
Relembrar é bom, para não esquecer. Hoje, os bolsonaristas dizem que o Brasil vive uma “ditadura da toga”, pelo simples fato de o Supremo cumprir a Constituição, combater as fake news e a PGR denunciar os envolvidos na conspiração para golpe de Estado. Mas, em passado recente, iam para as ruas clamar por intervenção militar, reedição do AI-5 entre outras barbaridades.
VACILOU, MANÉ
Desconforto entre os ministros do STF com o pedido de vista de Luiz Fux no julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues, com votos do relator Alexandre de Moraes e de Flávio Dino por 14 anos de prisão por ter pichado a estátua da Justiça, no 8 de janeiro. Atitude imprópria para um momento de duro embate entre o fascinazismo e a democracia. É o “vacilou, mané”.
MAIS DESGASTE
O pedido de vista do ministro Kássio Nunes Marques no julgamento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, com armas em punho, um jornalista pelas ruas de São Paulo, na véspera do 2º turno da eleição de 2022, só faz deixá-lo ainda mais desgastado perante a corte e a sociedade, pois como Zanin e Toffoli adiantaram o voto, a condenação já se confirmou.
FALTA GRAVE
Com a maioria no STF pela condenação da Zambelli, que deve perder o mandato de deputada, quanto mais tempo o ministro Nunes Marques permanecer em mãos com o processo - tem direito a 90 dias - maior a queimação no mundo do Direito. Ele e André Mendonça, o “terrivelmente evangélico”, são acusados de colocarem a política acima da lei. Gravíssimo.