Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

BOA MUDANÇA
Com a saída do deputado Paulo Pimenta da Comunicação e a posse do publicitário Sidônio Palmeira, dono da Leiaute, agência de propaganda sediada em Salvador, o governo Lula, além de buscar uma divulgação mais eficiente dos feitos governamentais, reforça o combate à desinformação e à política de ódio, mirando a corrida presidencial de 2026. Medida acertada.

 

ENORME DESAFIO
A extrema direita só consegue se manter e infernizar a civilidade porque gasta bilhões de dólares com milícia virtual, fake news e estímulo à intolerância. A desinformação deixa a população desnorteada, sem noção da realidade, terreno fértil para o fascinazismo. O desafio de Sidônio na Comunicação do governo Lula é enorme e merece apoio de toda sociedade.

 

SEM MISTURA
Com posse marcada para março, a primeira mulher a presidir o STM (Superior Tribunal Militar), advogada Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, civil, é mais um fator a reforçar a legalidade na caserna. “Quando a política entra nos quartéis, a hierarquia e a disciplina saem pela janela. São como azeite e água, não se misturam”, afirma ela. Está certíssima.

 

QUARTEL LEGAL
A despolitização dos quartéis, vital para o aperfeiçoamento do Estado democrático de direito, para o fim do vício golpista, exige rigor máximo na separação entre política e Forças Armadas e isto precisa estar patente na formação militar e na ocupação de cargos eletivos. Quem quiser ser candidato ou exercer função em governo, tem de largar a farda.

 

TERROR IMPERIAL
A declaração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de que “o inferno vai explodir no Oriente Médio” se o Hamas não libertar os reféns antes de ele ser empossado, dia 20 próximo, deixa evidente a pretensão de estender por toda a região o genocídio que acontece em Gaza, na Palestina, e reafirma o caráter criminoso do imperialismo de ampliar o terrorismo de Estado.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE