Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

DIFÍCIL ESCAPAR
Nenhuma surpresa na notícia de que o relatório da PF sobre as investigações das conspirações para golpe de Estado será avassalador. As fartas provas, tudo que já foi descoberto e comprovado, são contundentes na incriminação de Bolsonaro e generais na intentona golpista. Só um escandaloso acordão das elites, o que parece difícil, para livrá-los da condenação e da cadeia. 

 

VIRAR CHAVE
Muito mais do que fazer justiça contra quem tramou derrubar a democracia para se manter no poder à revelia da vontade popular, arbitrariamente, a prisão de Bolsonaro e asseclas serve para virar a chave na cultura golpista das elites nativas, viciadas em só respeitarem o resultado das urnas quando lhes convém. Uma realidade nociva à vida republicana, à civilidade.

 

MUITO IMPORTANTE
As presenças, amanhã, dos comandantes militares - Exército, Aeronáutica e Marinha - no Abraço à Democracia, ato que marca os dois anos da tentativa golpista do 8 de janeiro de 2023, são importantes pois fortalecem os setores legalistas das Forças Armadas, respaldam as condenações de figurões da caserna e, consequentemente, o Estado democrático de direito sai ganhando.

 

FOI INCOMPETÊNCIA
A fuga do soldado israelense acusado de crime contra a humanidade expõe o vacilo do governo ao anunciar investigação sem que o investigado estivesse devidamente monitorado e a incompetência dos serviços de informação e inteligência por não detectarem que o alvo estava escapando do Brasil. Dois fatos preocupantes. Que sirva de lição.

 

INFÂMIA SIONISTA
A diplomacia brasileira não pode “deixar pra lá” a infâmia do congressista israelense Dan Illouz, capacho de Netanyahu, de que “o Brasil está subordinado a terroristas”. É muito grave, exige uma resposta à altura, logo, em nível internacional, denunciando a mentira e o caráter sionista da declaração. Israel sim, faz terrorismo de Estado contra os palestinos.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE