COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
CASERNA LEGAL
Mais uma fake news da extrema direita, para enganar tolo, a conversa fiada de que a caserna está pegando fogo por causa da prisão do general Braga Netto por conspiração para golpe de Estado. Os comandantes das Forças Armadas têm sido informados e ouvidos nas decisões judiciais mais fortes contra militares. O alto comando tem apoiado o cumprimento da lei.
CONTINUE ASSIM
Ainda está longe do que se possa chamar de Forças Armadas profissionais, como preconiza a democracia liberal. E, sem dúvida alguma, o golpe de Estado só não ocorreu mesmo porque o governo Biden (EUA) se posicionou terminantemente contra. Detalhe: parece que a intentona golpista terminou por reforçar as frações legalistas na caserna. Que continue assim.
CONSENSO NACIONAL
O Brasil vive momento ímpar. O pesadelo golpista se mantém organizado, enfronhado no aparelho estatal e com influência na mídia mercantil. Porém, em declínio. Nos mais diversos segmentos sociais, ganha força o consenso pela responsabilização legal de todos que atentem contra a democracia. Não importa quem seja. A prisão do general Braga Netto ocorre neste cenário.
PRÓXIMA PRISÃO
Diante da convicção da sociedade de que as investigações do plano de golpe de Estado vão continuar e os culpados serão punidos, estouram as bolsas de apostas em todo o Brasil, nos mais diversos grupos sociais, sobre quem será o próximo a ser preso. Bolsonaro e general Heleno lideram com folga. Na lógica, tudo indica que será o militar. Vale aguardar os próximos capítulos.
RAIZ FASCINAZISTA
Perante a história brasileira, marcada por latifúndio, escravidão e monocultura, por centenárias barbaridades cometidas pela oligarquia rural, impunemente, não surpreende o envolvimento do agro no financiamento da trama golpista e do plano para matar Lula, Alckmin e Moraes. O mundo ruralista é moldado pelo fascinazismo e detesta democracia. No gênesis.