Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 

 

PRESENÇA FÍSICA
O problema de saúde do presidente ocorre justamente quando, no plano econômico, evoluíam as conversas para aprovação da reforma tributária, enquanto no político progredia o esforço para rejeitar anistia aos golpistas e puni-los com o rigor da lei. Temas cujo bom andamento depende muito da liderança e presença física do presidente. Quanto mais rápido voltar, melhor.

 

PRECISA DELE
Fato sociológico: pela experiência, liderança, capacidade de captar o melhor rumo para a governança e, principalmente, para a governabilidade, pelo respaldo internacional, Lula é hoje indispensável à estabilidade política e institucional do Brasil, onde a extrema direita ainda tem força e aposta na ruptura como projeto de poder. A democracia precisa dele.

 

MUITO DESAFORO
O bolsonarista Campos Neto elevou a Selic para 12,25% - subiu 1% - e ainda teve a petulância de dizer que virão outras elevações, mesmo com ele fora da presidência do BC. Soa como ameaça, do tipo, mesmo com Galípolo e outros nomes indicados pelo governo, quem vai continuar a controlar a política monetária é o mercado. Uma violação à soberania das urnas.  

 

SEM PROVAS
"Tenho dificuldade de entender, embora tenha estudado durante anos direito canônico: como alguém como Alysson Mascaro pode ser suspenso de suas funções de professor à base de acusações anônimas, logo avalizadas pelo governador de São Paulo. Suspeito porque é marxista e crítico do sistema". Do teólogo Leonardo Boff. A armação é frágil e tende a cair na Justiça.

 

OUTRA VÍTIMA
O que se tenta fazer com o jurista e filósofo Alysson Mascaro lembra a humilhação pública da Lava Jato contra o reitor da UFSC, Luiz Cancellier, que se suicidou em 2017. Professor da Faculdade de Direito da USP, Mascaro se tornou alvo do fascinazismo do governador Tarcísio de Freitas simplesmente por defender a democracia e cobrar a prisão dos golpistas.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE