Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 


PÂNICO IMPERIAL
A ameaça do presidente norte-americano Donald Trump de taxar em 100% os países do Brics, e aí se inclui o Brasil, caso o bloco crie moeda própria, é o típico “acusou o golpe”. O imperialismo está em pânico com a inevitável desdolarização. Sabe que uma das maiores fontes de saques das riquezas das nações pelos EUA e UE vai secar em breve. Daí tanto desespero.


COM ALTIVEZ
Na justa medida, a atitude do presidente Lula, que garantiu responder com a mesma moeda, se Trump realmente sobretaxar produtos brasileiros. É isto mesmo. Como dizem os mais velhos, “quem acha, encaixa”. No estilo Che Guevara: “Endurecer sem perder a ternura”. Se a diplomacia brasileira tivesse a mesma coragem...


“SEMPRE VEM”
Se, como ensina a vida e canta a música, “o novo sempre vem”, então o Brics é a sequência inexorável do mundo e de grande parcela da humanidade, não em futuro distante, mas em um presente que se aproxima cada vez mais rápido. Isto não significa que o velho acabou. Ainda vai causar muitos estragos, é comum no ocaso de todo império. Mas, ficará no passado da História.


TEM ESCOLHA
Em uma conjuntura política radicalizada entre progressistas e a extrema direita, as forças de centro, que se dizem liberais, terão mais uma vez papel decisivo no futuro do Estado democrático de direito no Brasil. Em 2022, boa parte caminhou com Lula, que tem se desdobrado para manter a aliança em 2026. Entre os percalços da democracia e o horror fascinazista. Tem escolha.


AMARGA RESSACA
Com a chegada de fevereiro, o Carnaval, que este ano acaba no início de março, passa a ocupar ainda mais a agenda   dos brasileiros, especialmente baianos, cariocas e pernambucanos, que comemoram mais intensamente. No campo político, a expectativa fica por conta da denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, que a PGR promete fazer após a festa. 

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE