Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

COM FEROCIDADE
O aumento de 1% na Selic, agora em 12,25%, mostra a ferocidade do poder econômico, o tal mercado, na chantagem ao governo, para que se dobre à sanha ultraliberal. Vem somar às pressões pelo farsante corte de gastos, que só penaliza os mais pobres. A intenção é criar dificuldades para a democracia social, visando a corrida presidencial de 2026. E tende a piorar. 

 

CINISMO RENTISTA
Manipulação descarada da informação, a mídia corporativa afirmar que a elevação da Selic para 12,25% “surpreendeu o mercado”. Ora, como bom gerentão servil, o presidente do BC, Campos Neto, teve o aprove da Faria Lima para mais um aumento na taxa básica de juro. Favorece o rentismo. Pois é, para os ricos lucros multiplicados, para o povo, mais carestia.

 

DÚVIDA COERENTE
O cidadão lê na mídia que o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), acertadamente, entrou com representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica para apurar se houve manipulação do câmbio pelo mercado financeiro com o aumento da Selic e se enche de esperança. Ato contínuo vem a dúvida: e se a Faria Lima, que dirige o BC, também controlar o Cade? 

 

MAIS INTELIGÊNCIA
A partir de 2025 e, à medida que se aproxime a eleição geral de 2026, a extrema direita nativa, encorajada com a posse de Trump nos EUA, dia 20 de janeiro, deve atacar com mais força para tentar enfraquecer a democracia social, com ações políticas e institucionais, especialmente no Parlamento, onde tem maioria. Vai exigir mais inteligência das forças progressistas.

 

BOM EXEMPLO
Em um momento quando a extrema direita intensifica a escalada de ataques às instituições e, logicamente, contra a democracia, como os projetos de anistia para golpistas e restrições ao Judiciário, cai como uma luva à legalidade a condenação do ex-deputado Roberto Jefferson a mais de 9 anos de prisão em regime fechado. Alerta para quem tentou golpe de Estado.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE