COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PASSOS LARGOS
Bolsonaro recorreu da decisão do STF, baseada em recomendação da PGR, de não liberar o passaporte para ir à posse de Trump, nos EUA, segunda-feira. Mas, ele sabe muito bem que não conseguirá reverter e a negação é um indício concreto de que a condenação e a cadeia se aproximam, a passos largos. Covarde como é, deve estar morrendo de medo.
CRIME TAMBÉM
A teia fascinazista se dá não apenas em tentativas de golpe de Estado e fake news que desorientam a sociedade, mas também em declarações que passam impunes, como a do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), de que a cidade de Pomerode “se destaca pela cor da pele das pessoas”. Dias atrás, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), defendeu ditadura.
MERECEM PUNIÇÃO
Inaceitável, um governador fazer apologia ao racismo, abertamente, como fez Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e um prefeito, no caso Sebastião Melo (MDB), de Porto Alegre, defender golpe de Estado. Exercem cargos públicos, não podem promover o crime. A institucionalidade tem obrigação de puni-los, para fortalecer o Estado democrático de direito. Se vai punir...
ESTILO FÊNIX
A tragédia fascinazista tem alcance global, mas cada país terá de encontrar saída própria para a afirmação da democracia, da República e da civilidade. O Brasil, apesar de retrocessos recentes como a Lava Jato, a farsa do impeachment, a prisão ilegal de Lula e o governo Bolsonaro, tem conseguido renascer forte das cinzas. Com muito esforço, a legalidade está vencendo.
PALESTINA VIVE
Após 15 meses de genocídio, com mais de 50 mil civis mortos, a maioria crianças e mulheres, o cessar-fogo em Gaza, que de fato não cessou tanto assim, pois Israel mantém ataques esporádicos, representa uma vitória da resistência do povo palestino, que contou com apoio, ajuda e solidariedade do mundo todo. No Brasil, do governo Lula e dos partidos de esquerda.