Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

JUSTA MEDIDA
Na Justiça, um dos sinais de que não houve ampla defesa é quando o processo corre muito rápido, como na prisão ilegal de Lula. Claro que lentidão também não presta, pois favorece a impunidade. Assim, na justa medida do devido processo legal, a previsão é o julgamento de Bolsonaro estar concluído até o início de 2026. Pelas provas, a cadeia parece inevitável.

 

ESCAPAM NÃO
Uma minoria reacionária e barulhenta vai fazer o maior escarcéu nas redes sociais, a milícia virtual entrará em alerta total, as fake news vão atazanar o Brasil, mas dificilmente Bolsonaro, generais e outros auxiliares envolvidos no plano para golpe de Estado escapam da cadeia. Há um consenso na sociedade, em especial no sistema de justiça, para puni-los, exemplarmente.

 

DÚVIDA CRUEL
Perante tantas barbaridades reveladas no relatório da PF, fica a dúvida se o golpe de Estado planejado por Bolsonaro e asseclas não se concretizou por convicção legalista de alguns militares de alta patente nas três forças, principalmente Exército, ou eles apenas acataram o governo Biden (EUA), que não aceitava ruptura institucional de jeito nenhum.

 

LAWFERE RESOLVE
A enorme pressão dos EUA sobre as Forças Armadas brasileiras para que o resultado da eleição presidencial de 2022 fosse respeitado não significa apreço do imperialismo à democracia. É que hoje os golpes são dados sem tanques na rua e sim via manipulação da legalidade, como no impeachment de Dilma e na prisão ilegal de Lula. É o tal lawfare. Suja menos.

 

FÁCIL ENTENDER
A prisão de Lula, sem provas, ocorreu em tempo recorde na história do Direito, porém Bolsonaro, mesmo comprovado que roubou joias da União, falsificou carteira de vacinação e tentou golpe de Estado, continua livre, infernizando o Brasil. Simples: Moro, Dallagnol e o TRF4 executaram um plano golpista de poder, enquanto Moraes respeita o devido processo legal.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE