COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
EXIGE CELERIDADE
A PF cumpriu bem o papel que lhe cabe e indiciou, com provas fartas e robustas, Bolsonaro e mais 36 extremistas da direita por tentativa de golpe de Estado com plano para assassinatos de autoridades do Executivo e Judiciário. Tomara que a PGR não demore na denúncia, como tem ocorrido com o roubo das joias. O caso exige celeridade, em nome da democracia.
DEMORA AGRAVA
Diante da necessidade de análise detalhada do relatório da PF, com mais de 800 páginas, é compreensível o PGR Paulo Gonet só apresentar em 2025 a denúncia contra Bolsonaro e auxiliares por conspirações golpistas. Porém, que não deixe para o final do ano, pois a demora na tomada de decisão só favorece os indiciados, os que atentaram contra a democracia.
EXTREMA ESCÓRIA
Entre os 36 indiciados pela PF, juntamente com Bolsonaro, por tentativa de abolir a democracia, o suprassumo do fascinazismo, como general Heleno, Braga Netto, Ramagem, almirante Garnier, Anderson Torres, Costa Neto, Mauro Cid, Filipe Martins, aquele que fez gesto nazista no Senado, entre outros da escória bolsonarista. Quadrilha para mais de mil anos de prisão.
CADEIA NELES
A troca de mensagens entre militares descoberta pela PF e agora tornada pública - “quatro linhas é o caral..., como em 64, vamos pro vale tudo” - deixa patente o grau de periculosidade dos envolvidos na intentona golpista e ressalta a necessidade de punição rigorosa dos culpados, para servir de exemplo. Mostrar à sociedade que quem comete crime tem de pagar.
FORTE TENSÃO
Enquanto o Brasil concentra as atenções nas notícias sobre o plano golpista da extrema direita para matar Lula, Alckmin, Moraes e tomar o poder na força, a guerra na Ucrânia, consequência da insanidade imperialista dos EUA e UE, adquire contornos nucleares com os ataques russos com misseis intercontinentais, deixando o mundo todo sob forte tensão e medo.