COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
VAI INFERNIZAR
Difícil até imaginar que o STF vá se dobrar às pressões dos EUA ou de quem quer que seja, ao ponto de devolver a ilegibilidade de Bolsonaro. Muito improvável. Ele não deve conseguir nem a devolução do passaporte para ir à posse de Trump. Não merece confiança. Porém, sem dúvida alguma o fascinazismo bolsonarista ganha força e vai infernizar ainda mais o Brasil.
EXIGE SOBERANIA
Triste, ver figurões do governo e meios da mídia alternativa fazendo o jogo da extrema direita, com a reprodução de que Trump obrigará a Justiça brasileira anular a inelegibilidade de Bolsonaro. O tipo de notícia que exige cuidados no título, no texto e firme posição crítica, em defesa da soberania nacional, da democracia e da ética do jornalismo. Vai continuar inelegível.
RETRATO FIEL
A declaração de Bolsonaro, de que sabe o lugar que ocupa na relação com Trump, comparando-o com a forma como, segundo ele, “o Brasil vê o Paraguai”, em terrível desrespeito ao país vizinho, expressa fielmente o pensamento das elites nativas de servidão ao império. É o tal “complexo de vira-lata”, como classificava o querido e saudoso Nelson Rodrigues.
AJUSTE FINO
A democracia brasileira foi capaz de superar dois impeachments - Collor (1992) e Dilma (2016) -, debelar crises como a tentativa golpista dos bolsonaristas, derrotar o fascinazismo nas urnas, mas ainda não conseguiu impedir que a direita e a extrema direita continuem vivendo acima da lei. Senão, Bolsonaro, Tarcísio, Moro, Malafaia e outros já estariam na cadeia.
COMO ANALGÉSICO
Se é para viver sob um regime no qual uma ínfima minoria tem tudo e a imensa maioria nada, paraíso para as elites e inferno para o povo, que pelo menos a lei seja cumprida por todos, independentemente de classe social. Claro que 100% é ilusão, mas a democracia social tem o dever de reduzir a impunidade, o máximo possível. Alivia a fortes dores do agudo capitalismo.