Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros
 
SEM CRÉDITO
Em termos de efeito concreto de punição para o grave crime cometido, diz muito pouco o anuncio da Polícia Federal de concluir em novembro as investigações sobre o envolvimento de Bolsonaro nas tentativas golpistas. Há meses a PF indiciou o ex-presidente por roubo de joias da União, a PGR pediu novas apurações e até hoje não deu em nada. Por que acreditar agora?

 

TUDO INDICA
O fato de Bolsonaro ainda não estar na cadeia, apesar das abundantes e robustas provas contra ele pelos mais variados e graves crimes, deixa a impressão de que o establishment, materializado nas instituições, chegou ao limite no processo de punição a um dos seus principais gerentões na época da pós verdade. Ao que parece, não vai além da inelegibilidade. Vergonhoso.

 

SE HOUVESSE...
Naturalmente, no capitalismo, no embate com os setores populares, o sistema é de direita e, muitas vezes, como no Brasil atual, de extrema direita. Se um líder de esquerda tivesse cometido um décimo dos crimes de Bolsonaro, já estaria na cadeia há muito tempo. Lula foi preso sem provas. Se houvesse mobilização popular, daria um empurrão no Judiciário. Mas não há. Triste.

 

ETERNO DRAMA
De novo, sob argumentos variados, reaparece com força na mídia corporativa cobranças do tal mercado por rigor fiscal e revisão de gastos, que acabam sempre prejudicando as camadas mais pobres da população, que necessitam das políticas públicas. É o velho drama de um governo de esquerda no reino do capital. Eternamente sob a chantagem dos donos do dinheiro.

 

IGREJAS PARTIDAS
Lula sancionou a lei do Dia Nacional da Música Gospel, 9 de junho, com a clara intenção de se aproximar dos evangélicos. Está corretíssimo. Agora, é também importante o esforço do campo progressista para desmascarar lideranças religiosas que usam as igrejas neopentecostais como se fossem partidos políticos para fins eleitoreiros e de enriquecimento ilícito.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE