Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 


INDEFESA DEFESA
Independentemente de Lula demitir ou não José Múcio, é inaceitável que em momento quando a democracia social enfrenta duros ataques do fascinazismo, o ministro da Defesa acuse o governo de não comprar os blindados israelenses por questões ideológicas. Enfraquece a governança, dificulta ainda mais a governabilidade. Não se governa com divisões.


IDEOLÓGICO, SIM
É preciso deixar bem claro para o ministro da Defesa, José Múcio, para os militares, a mídia sionista e os lacaios do imperialismo, que a suspensão da compra dos blindados israelenses tem mesmo motivação ideológica, ética, moral do ponto de vista do humanismo. Não dá para fazer negócio com quem promove genocídio, crimes de guerra entre outras barbaridades.


BAIXO NÍVEL
Sem discurso, projeto, tampouco rumo, diante da retomada do desenvolvimento econômico, a extrema direita, ultraliberal, fascinazista, vai apostar tudo em pautas como redução dos poderes do STF, anistia para os golpistas e outras de costume, para ancorá-la na corrida presidencial de 2026, além do que melhor sabe fazer: fake news e disseminação da intolerância. 


COM RECEITA
Destaque para a denominação, “SUS da segurança pública”, na proposta apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante evento em Roma. É isto aí. Porém, com mudanças na realidade, pois se na concepção o Sistema Único de Saúde é exemplar, no plano estrutural faltam equipamentos, pessoal e, acima de tudo, receita, recursos. A ideia é boa.


É URGENTÍSSIMO
Sim, no plano constitucional, legal, a segurança pública é tarefa do ente estadual. Porém, o avanço e sofisticação do crime organizado, hoje enfronhado no tecido social ao ponto de ameaçar a soberania interna dos estados e do Estado (União), exige esforço nacional para definir um plano de combate e prevenção à criminalidade. Com urgência urgentíssima.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE