Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

SEM SAÍDA
As PECs (Proposta de Emenda à Constituição) que a extrema direita, com maioria no Congresso, tenta aprovar, a fim de sedimentar o caminho para um projeto de poder autoritário, golpista, ultraliberal e fascinazista, só vão gerar mais tensão política e institucional no Brasil. A inconstitucionalidade é tão aberrante que não há como o STF deixar de rejeitá-las, integralmente.

 

OUTRO GOLPE
Com boa chance de ser aprovada, pois tem o apoio até do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o que é um absurdo, a PEC 65 ofende a soberania nacional pois ao conceder independência plena ao BC, a emenda retira do governo, da vontade popular, qualquer interferência na política monetária, subordinando-a totalmente aos interesses do mercado. Golpismo.

 

SEM DELONGAS
Principal reduto eleitoral do projeto de democracia social pilotado por Lula, o Nordeste terá segundo turno em quatro capitais - Fortaleza, Aracaju, Natal e João Pessoa - mais Camaçari (BA), de importância geopolítica e econômica para a região. Disputas acirradas. Sem delongas, não dá para afirmar que o campo progressista foi bem na eleição municipal. Aí é obtusidade perigosa.

 

REDUZIR DANOS
Para tentar reduzir o máximo possível os danos do pífio desempenho na eleição municipal sobre a corrida presidencial de 2026, a democracia social terá, mais do que nunca, de ser inteligente e eficiente na governança e na governabilidade. Priorizar projetos que reduzam as desigualdades e promovam bem-estar, além de ampliar o leque de alianças políticas.

 

PURA SOFRÊNCIA
O apagão que ainda causa transtornos em São Paulo, consequência da negligência da italiana Enel, é mais um exemplo concreto da negatividade da privatização em países do capitalismo periférico como o Brasil. Sem fiscalização eficiente, as empresas esculhambam, só se preocupam com o lucro. Para a população sobram apenas sofrimento e altas tarifas. Presta não.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE