Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 


CARGA GOLPISTA
Passada a eleição municipal, quando os interesses políticos passam a mirar mais na corrida presidencial de 2026, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, controlada pelo fascinazismo, volta à carga golpista para reduzir os poderes do STF, com a admissibilidade de duas PECs que agridem frontalmente a Constituição e, com certeza, vão gerar tensão institucional.

 


DIFÍCIL APROVAÇÃO
Mesmo aprovadas nas duas casas - na Câmara pode ocorrer, mas no Senado parece improvável - as PECs tramadas pela extrema direita serão judicializadas e consideradas inconstitucionais. Uma coloca o Legislativo como instância revisora do Judiciário e a outra limita drasticamente as decisões monocráticas. Aberrações só concebíveis na lógica golpista.

 


SOBERANA LIÇÃO
A volta do X (Twitter) ao Brasil mostra o caráter republicano da decisão do STF, que justamente o bloqueou para que cumprisse a legislação nacional, como é obrigação de toda pessoa física e jurídica que vive e opera em território brasileiro. Agora que se enquadrou, pagou as multas e se dispõe a funcionar dentro da lei, está liberado de novo. Que aprenda a lição.

 


PRÁTICA ANTIGA
A notícia de que a criminosa República de Curitiba, responsável pelos delitos da Lava Jato, teria recebido R$ 2,7 bilhões em troca da sangria de mais de R$ 20 bilhões da Petrobrás para cofres nos EUA repete uma prática antiga das elites nativas. Entregar a riqueza nacional em troca de gordas comissões. É o tal entreguismo, que tanto emperra o desenvolvimento do Brasil.

 


TEM URGÊNCIA
O bom desempenho de Kleber Rosa (PSOL), que mesmo sem estrutura ficou em 2º lugar na eleição para prefeito em Salvador, à frente do candidato bancado pelo PT, Geraldo Júnior (MDB), vice-governador do Estado, dimensiona a burocratização do partido, o afastamento da militância e, principalmente, da vontade popular. Precisa mudar, urgentemente. Senão...

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE