Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano 

 

ATENÇÃO TOTAL
A tentativa fracassada de golpe na Bolívia, com o apoio dos EUA segundo o próprio governo boliviano, mostra que a extrema direita na América Latina, especialmente nos quartéis e no agronegócio, não vai aceitar pacificamente as seguidas derrotas nas urnas e serve de alerta ao Brasil, onde as forças do ultraliberalismo fascinazista não desistiram do golpismo. Vão continuar.

 

 

GRANDE EXEMPLO
As fotos que circulam mundo afora, com a praça entupida de gente na Bolívia e o povo saudando o governo legal, comemorando a derrota fragorosa dos golpistas e a vitória da democracia, servem para reafirmar a importância de o campo progressista no Brasil passar a investir mais na mobilização popular. Não se consegue o que os bolivianos conseguiram por geração espontânea.

 

 

PRECISA DESENHAR?
Enquanto a OEA (Organização dos Estados Americanos), Celac (Comunidade de Estados Latinos-Americanos e Caribenhos) e até a UE (União Europeia), além de dezenas de países, incluindo o Brasil, condenaram a tentativa de golpe na Bolívia, os EUA, acusados de cumplicidade, se limitaram a dizer que estavam monitorando tudo. E como estavam!

 

 

SEM COGITAÇÃO
O delicado momento que o mundo atravessa, de escalada do fascinazismo, amparado no despotismo de mercado e no fundamentalismo religioso, inclusive no Brasil, o melhor caminho para salvaguardar a democracia, a República e a civilidade é o cumprimento rigoroso das leis. Por isto mesmo, nem pensar anistiar os golpistas ou anular a inelegibilidade de Bolsonaro.

 

 

NA HABILIDADE
Com a economia em franca recuperação, a extrema direita, apoiada por setores da tal direita perfumada, vai dar prioridade às pautas de costume, no debate da campanha para a eleição municipal deste ano. Assim, o campo progressista terá de ter habilidade para tratar de questões como aborto, drogas e outras, sem abrir mão de princípios nem dar munição aos reaças.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE