Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

PURA INSANIDADE
A usura faz com que os donos do dinheiro, os ricos e famosos que controlam a alta burocracia estatal nos três poderes, dominam a economia e a mídia, maioria de direita e de extrema direita, insistam em destruir o meio ambiente do qual extraem suas fortunas. Atitude irracional que reafirma o caráter predatório do capital. Incompatível com a República e a democracia.

 

MAIS PATIFARIA
A especulação imobiliária não dá trégua. Diante da rejeição esmagadora à PEC de privatização das praias, agora quer desengavetar projeto de 2021, do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), com igual propósito de meter mão em propriedade da Marinha, o qual prevê a ocupação de até 10% da faixa de areia natural. Outro crime contra o interesse público. Ambiental também.

 

FALTA SENSATEZ
A avidez pelo lucro fácil e rápido causa miopia. É muito desaforo, desrespeito à inteligência nacional, querer encher as praias de concreto e pedágio, justamente quando o Brasil sofre com a tragédia no Rio Grande do Sul, cujas enchentes que causaram mortes e destruições, como já constatado, resultaram da flexibilização da legislação ambiental.

 

DIGNA TEMÁTICA
Os temas que o presidente Lula defende na Europa - trabalho decente, taxação dos super-ricos e combate à fome - tanto na Conferência da OIT, na Suíça, como na Cúpula do G7, na Itália, e no encontro com o Papa Francisco, tocam em questões de interesse do mundo todo, em um momento quando o ultraliberalismo destrói vínculos de humanismo, solidariedade e cooperação.

 

ÓDIO CLASSISTA
Nenhuma surpresa no ataque grosseiro do presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins da Silva Júnior, ao presidente Lula, apesar da ajuda recorde do governo de R$ 364 bilhões para o agronegócio. A questão é ideológica, puro ódio de classe. A oligarquia rural nunca gostou de democracia e sempre foi radicalmente antipovo.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE