Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

NOCIVAS PAUTAS

 

A ferocidade da extrema direita, com apoio da direita, por um projeto plutocrático, no qual só os ricos têm vez, se comprova na liberação das fake news, criminalização da luta pela reforma agrária, controle do STF, privatização das praias, anistia para os terroristas do 8 de janeiro, porte de armas, entre outras excrescências nocivas ao bem-estar da vida em sociedade.

 

MAIOR ENTRAVE

 

Com maioria conservadora, grande parte, pode-se dizer, reacionária, o Parlamento tem sido o maior entrave para a afirmação e evolução da democracia social no Brasil. Sempre foi. Republicanismo zero. Porém, ultimamente, mais do que nunca, é o poder no qual os setores mais violentos e predadores do mercado se apoiam para a imposição da agenda ultraliberal.

 

BOM REMÉDIO

 

A indecência de os planos de saúde cancelarem unilateralmente os contratos de quem “dá prejuízo”, entre tantas outras aberrações que têm acontecido nos últimos tempos, são doenças oportunistas de um Brasil abalado gravemente com o desrespeito às leis pela Lava Jato e o descumprimento de decisões judiciais estimulado pela virose bolsonarista. A democracia cura. 

 

TODO CUIDADO

 

Mais do que preocupante, é temeroso o nível do retrocesso político, econômico, social, cultural, enfim civilizacional, que o Brasil sofreu e tem sofrido com o ultraliberalismo fascinazista, que ganha projeção com a Lava Jato e chega ao auge com Bolsonaro presidente. A democracia no país está em recuperação, mas ainda requer muito cuidado.

 

PARA CONSAGRAR

 

Momento decisivo para o duro embate que a democracia social, centrada na prioridade aos mais necessitados, na cobrança das responsabilidades do poder econômico, trava no Brasil com o ultraliberalismo fascinazista, movido unicamente pelo lucro, sob a lei do mais forte. A eleição municipal deste ano é importante para consagrar as forças progressistas em 2026.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE