Brasil é o 8º entre os que mais despejam plástico nos mares

A cada ano, são despejados nos oceanos de 8 a 12 milhões de toneladas de plásticos no planeta, 1,5 milhão somente no Brasil. O dado da ONG Oceana coloca o país em oitavo lugar na lista dos maiores poluidores do mundo.

Por Redação

A poluição plástica já ultrapassou a questão ambiental e chega ao âmbito da saúde pública. A cada ano, são despejados nos oceanos de 8 a 12 milhões de toneladas de plásticos no planeta, 1,5 milhão somente no Brasil. O dado da ONG Oceana coloca o país em oitavo lugar na lista dos maiores poluidores do mundo.

 


As imagens de praias cheias de garrafas PET e as cenas de animais marinhos nadando ao lado de sacolas descartáveis revelam como a humanidade polui os ecossistemas. No entanto, um problema menos visível está despertando a atenção: os micro-organismos que colonizam as milhões de toneladas de plástico no oceano e os riscos aos animais, inclusive o homem.

 


O levantamento aponta que 9 em cada 10 peixes mais consumidos no planeta ingeriram plástico. No Brasil espécies como corvina, dourada, camarão-rosa e tainha já foram encontradas com resíduo no trato gastrointestinal. 

 


Embora ainda não se saiba ao certo as consequências da exposição humana a esses plásticos, os cientistas acreditam que parasitas microscópicos como o Toxoplasma gondii e até superbactérias podem rapidamente formar colônias em detritos plásticos, infectando as pessoas e ainda causando mais uma pandemia.