Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

É IMANENTE
A ofensividade de Trump no discurso de posse só faz reafirmar tudo que já se esperava, pelo menos no Brasil, ou seja, que os EUA vão intensificar ainda mais os ataques contra todos países, grupos e movimentos que não se submetam aos ditames estadunidenses. A extrema direita imperial odeia a diversidade, o contraditório. É da natureza do ultraliberalismo fascinazista.


AFIRMAÇÃO BRICS
O cenário tão aterrador previsto por Trump para o planeta, tipo se não é dos nossos tem de ser eliminado, bem ao estilo fascinazista, multiplica a responsabilidade do Brics na afirmação e construção de um mundo multipolar, centrado no respeito à autodeterminação dos povos. É por aí, na geopolítica contra-hegemônica ao imperialismo. Ainda bem.  


PURA PRESEPADA
Claro que não passa de bravata, a promessa de Trump de fazer os EUA retornarem à “era de ouro”. Primeiro porque a conjuntura global aponta justamente para mais dificuldades, com aparente declínio do império, e segundo a questão do prazo. Improvável em apenas quatro anos alcançar feito tão difícil. O complexo de grandeza é próprio da autocracia. 


ANÁLISE COERENTE
Certeiro, o artigo do jornalista Luís Nassif, do GGN, no qual ele aponta os riscos da doutrina de Trump, centrada no que chamou de “tudo para os EUA”. Traduzindo, protecionismo radical, dominação econômica e enfraquecimento das relações multilaterais, na tentativa desesperada de isolar a China. Vale acrescentar ataques ao Brics. 


DELONGOU DEMAIS
Demorou, o governo entender a necessidade de concentrar esforços e priorizar a baixa dos preços dos alimentos, como promete Lula agora, para este ano. Tomara que tenha êxito. A carestia na alimentação só faz engordar as fake news da extrema direita que tanto desnorteiam a sociedade, inclusive escondendo a responsabilidade criminosa do agronegócio.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE