Quando a economia vai bem, tudo melhora
Em 2023, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 32% dos empreendedores conseguiram elevar o faturamento. Uma demonstração clara de que, quando o ambiente econômico favorece, os resultados positivos se refletem no dia-a-dia.
Por Angélica Alves
A economia brasileira, impulsionada por políticas públicas voltadas para o avanço do país e crescimento dos pequenos negócios, mostra sinais de recuperação. Em 2023, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 32% dos empreendedores conseguiram elevar o faturamento. Uma demonstração clara de que, quando o ambiente econômico favorece, os resultados positivos se refletem no dia-a-dia.
A quantidade de pequenas empresas que enfrentaram queda no faturamento também diminuiu significativamente, de 43% para 35% entre fevereiro e novembro de 2023, o que indica recuperação gradual e positiva do setor.
Entre os setores que mais se destacaram estão Logística e Transporte, aumento de 7% no faturamento médio em um ano. A Indústria de Base Tecnológica, Pet Shops e Veterinários, e Educação tiveram crescimento de 5%, enquanto o setor de Alimentação obteve alta de 3%. Os índices mostram como a recuperação da economia pode proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios.