Funcionários do Santander aprovam acordos
Após 24 horas de assembleia virtual, que teve início nesta quarta-feira (09/10) e acabou nesta quinta-feira (10/10), 97,78% dos funcionários do Santander da base do Sindicato da Bahia aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026.
Por Renata Andrade
Após 24 horas de assembleia virtual, que teve início nesta quarta-feira (09/10) e acabou nesta quinta-feira (10/10), 97,78% dos funcionários do Santander da base do Sindicato da Bahia aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026 e do PPRS (Programa de Participação nos Resultados). Nenhum votou contra e apenas 2,22% se abstiveram.
O ACT será assinado na próxima terça-feira (15/10), às 10h, em São Paulo. Além das duas novas cláusulas, foram renovadas as 1,5 mil bolsas de estudo para todos os empregados, que poderão se inscrever para concorrer a cursos de graduação e MBA.
No novo documento, os trabalhadores do banco espanhol conquistaram a renovação integral das condições já previstas no ACT, com a inclusão da manutenção das regras do PPRS, sem qualquer compensação na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), preservando os direitos conquistados.
Outra vitória do novo acordo foi a isenção da coparticipação no plano de saúde para os empregados com deficiência, garantindo mais acessibilidade e inclusão.
Ainda prevê a suspensão de metas por 30 dias para os funcionários que retornarem de afastamentos por motivos de saúde, doença ou licença-maternidade superiores a 180 dias. Assim permitirá readaptação mais adequada ao ritmo de trabalho.
Além disso, os bancários do Santander também aprovaram o Termo de Ratificação do Programa de Participação nos Resultados 2024/2025, assim como o termo de relações laborais e prestação de serviços financeiros – boas práticas.