Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

MÍDIA COMPARSA
À luz do bom senso, da lógica, da análise baseada em dados objetivos, confiáveis, não há como afirmar que o governo Lula é péssimo ou ruim. Se não é ótimo, os feitos ao menos na economia e na área social o credenciam como bom. Regular já seria injusto. Uma das causas da fraca avaliação popular é a sabotagem da mídia corporativa, comparsa da milícia virtual.

 

PEQUENA MOSTRA
A nova pesquisa Datafolha, que mostra o governo Lula em recuperação na avaliação popular, contradizendo consultas recentes que prediziam o fim do campo progressista, é uma pequena mostra dos ataques que vêm pela frente, tramados pela extrema direita e a direita associada, os quais se intensificarão à medida que a eleição de 2026 se aproximar.  A luta será duríssima.

 

PARA “INGÊNUOS”
“Possivelmente, não vamos supor que é altruísmo, espírito público que move instituições do mercado financeiro a fazer pesquisas e a dar ampla divulgação”. A certeira declaração do sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, sobre resultados díspares, serve para alertar os “ingênuos” que creem em neutralidade. Na política, todo movimento visa poder e dominação.

 

VIROU FIGURANTE
Hoje, a extrema direita tem hegemonia na oposição ao projeto de democracia social das forças progressistas. Até 2014, quando Dilma se reelegeu sobre Aécio, o protagonismo era da direita, que após a quarta vitória seguida das esquerdas embarcou no golpe do impeachment e da prisão ilegal de Lula, elegeu Bolsonaro e atualmente não passa de mera figurante na corrida presidencial.

 

DIREITA BURRA
Se os ditos liberais nativos tivessem juízo, em vez de flertarem com o golpismo, apoiarem anistia para quem queria dar golpe de Estado, estariam fechados com a legalidade, com o cumprimento da lei, com a reeleição da democracia social. Afinal, a direita só pode reconquistar o protagonismo na disputa pelo poder central no Brasil se a extrema direita for dissipada.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE