Sindicato dos Jornalistas: 80 anos em prol da democracia
Na data foi realizada uma solenidade comemorativa, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Por Ney Sá
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) completou 80 anos de fundação no dia14 de abril. Na data foi realizada uma solenidade comemorativa, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), onde o Sindicato dos Bancários esteve representado por seu presidente, Elder Perez, e pelo diretor de comunicação do Sindicato, Adelmo Andrade, além do ex-presidente Álvaro Gomes, atual coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Os dois sindicatos – de jornalistas e de bancários -, são ligados por afinidades históricas nas amplas lutas em defesa de democracia e naquelas das respectivas categorias, no campo progressista, nos enfrentamentos pelas garantias dos direitos dos trabalhadores, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Representatividade
A mesa solene foi composta pelo presidente do Sinjorba, Moacy Neves; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), Augusto Vasconcelos; o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), Ernesto Marques; o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT); a vereadora Aladilce Souza; e o médico Jorge Vita, filho de Alberto Vita, fundador e primeiro presidente do Sinjorba.
A importância histórica do Sinjorba foi, naturalmente, o foco do discurso do presidente do Sinjorba, Moacy Neves, destacando que o Sinjorba é, hoje, a quarta maior entidade sindical de jornalistas do Brasil em número de filiados, reconhecido pela Fenaj como uma das entidades mais atuantes no cenário nacional.
Moacy abordou os atuais desafios enfrentados pelos profissionais da imprensa, como o crescente processo de pejotização no mercado de trabalho e, também, a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que resgata a obrigatoriedade do diploma para atuação como jornalista profissional.
Homenagem à jornalista Kardé Mourão
Um momento marcante do evento foi a homenagem à jornalista Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba, falecida recentemente. Um vídeo com depoimentos emocionados de colegas e amigos foi exibido, destacando seu legado de luta e dedicação à entidade e à profissão. Kardé trabalhou, por vários anos, na assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários e tem seu nome inscrito com destaque no jornalismo sindical da Bahia e do Brasil.