Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

DEVER LEGISLATIVO
Os problemas e prejuízos causados por duas recentes fake news espalhadas criminosamente por bolsonaristas, inclusive parlamentares, de que o governo vai taxar o Pix e os carros com mais de 20 anos de uso, colocam o Parlamento na obrigação constitucional, republicana, ética, de aprovar com urgência o projeto que pune quem promove a desinformação. Ninguém aguenta mais.

 

TÊM OBRIGAÇÃO
O maior compromisso que os futuros presidentes da Câmara e do Senado, tudo indica o deputado Hugo Motta (PR-PB) e o senador Davi Alcolumbre (UB-AP), podem assumir com o Brasil e os brasileiros, é o empenho na aprovação do projeto que prevê punições contra quem inventa, financia e espalha fake news, pois agridem a democracia, atrofiam a civilidade.

 

VESTIRAM CARAPUÇA
O governo foi inábil ao anunciar, não taxação, mas sim monitoramento de operações via Pix a partir de R$ 5 mil por mês para pessoa física e R$ 15 mil para pessoa jurídica, pois dispõe de meios legais para fazê-lo sem baixar nenhuma norma. Mas, só tem medo e se opõe à medida quem está metido em atos criminosos. Os bolsonaristas odiaram. “Quem não deve, não teme”.

 

REQUER APURAÇÃO
O ato falho do governador de Santa Catarina, bolsonarista Jorginho Mello, de que Bolsonaro conversa frequentemente com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, apesar das restrições impostas pelo STF, precisa ser investigado pois, se confirmados os contatos, o caso requer prisão preventiva do ex-presidente, que já deveria estar na cadeia há muito tempo.

 

NÃO BASTA
Seja ou não retaliação contra Trump, que assume na segunda-feira, o fato é que a decisão de Biden de retirar Cuba da relação de financiadores do terrorismo corrige uma injustiça histórica. Mais do que isto, os EUA deveriam também acabar com o bloqueio, que por décadas tem causado tanto sofrimento ao povo cubano, pelo simples fato de exercer a autodeterminação.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE