Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

BEM DESANIMADOR
Para quem acredita e luta pelo Estado democrático de direito pleno, especialmente a democracia social, centrada na redução das desigualdades e da pobreza, o resultado geral da eleição municipal foi desanimador. A milícia virtual e as fake news não foram combatidas com o rigor devido e, de novo, fizeram estragos. Preocupante para 2026. Há tempo para reverter.

 

FRACASSO TOTAL
A derrota acachapante do PT em Salvador, onde o candidato à Prefeitura, vice-governador Geraldo Júnior (MDB), ficou em terceiro lugar, atrás de Kleber Rosa (PSOL), e reduziu de quatro para apenas uma representação na Câmara Municipal, reafirma o fracasso total das lideranças e estrategistas da legenda, burocratas, elitistas, longe da militância. Precisam rever conceitos.

 

MINGOU BASTANTE
A estratégia do PT para Salvador piorou e muito. Em 2020, a candidatura de Major Denice, figura fora da política, teve 18,86% e Bruno Reis (UB) se elegeu com 64,20%. Agora o prefeito foi reeleito com 78,68% e o candidato petista, Geraldo Júnior (MDB), vice-governador, politiqueiro antigo, mingou para 10,33%. Há algo de podre no reino de Wagner, Rui e Jerônimo.

 

CASSAÇÃO, PRISÃO
Derrotado nas urnas, para o bem de São Paulo e da democracia, o fascinazista Pablo Marçal (PRTB) ainda tem de prestar contas à Justiça pelo laudo falso usado em campanha, dizendo que Boulos foi tratado por dependência de droga em 2021, além de abuso do poder econômico. Crimes eleitorais graves. Casos para cassação dos direitos políticos e prisão.  

 

SATISFAÇÃO CIDADÃ
Os defensores do voto facultativo, em vez de obrigatório, como é atualmente, alegam, sem dado empírico, que as pessoas vão votar contrariadas, para evitar restrições legais. Mas, o que se vê estampado nos rostos de milhões de brasileiros é a alegria em cumprir o dever cívico, a satisfação no exercício da maior expressão da cidadania: o comparecimento às urnas.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE