COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SOBERANO DEVER
A decisão de suspender o X (antigo Twitter) e bloquear as contas da Starlink, empresas do fascinazista Elon Musk, é do STF, mas a extrema direita espalha fake news dizendo ser obra de Lula. Não foi, porém o presidente, demais membros do governo, parlamentares e todos os brasileiros que se respeitam têm mesmo é de apoiar, em defesa da Constituição e da soberania nacional.
ADIANTOU NADA
Poucos dias após a notícia de que estava em iate bilionário na Grécia com o cantor sertanejo Gustavo Lima e para não se queimar com a extrema direita - foi indicado por Bolsonaro - o ministro Nunes Marques, relator da ação do Partido Novo em favor do X, remeteu a decisão para o plenário do STF, que deverá manter a suspensão e ele terá de se posicionar no voto. Fuga inútil.
MAIS INDICADO
Do ponto de vista pragmático, funcional, Lula está certo em não se envolver na eleição do novo presidente da Câmara. Não há o melhor nome para o projeto da democracia social, talvez o menos mal. Em vez de se meter em disputa interna da extrema direita, é mais indicado ficar de longe e buscar uma relação republicana com o vencedor, em nome da governabilidade.
ATITUDE FIRME
As acusações de assédio sexual contra o ministro de Direitos Humanos, Sílvio Almeida, exigem rigorosa apuração, para não deixar dúvida. Mostrar à sociedade que o governo repudia fatos desta natureza. Na Internet, os ataques bolsonaristas já são intensos. Para as forças progressistas, o caso acontece em péssimo momento eleitoral, às vésperas da eleição municipal.
COM RAPIDEZ
Diante de uma oposição fascinazista, altamente falso moralista, que adora recorrer às pautas de costumes para fugir da política e da economia, nas quais tem sido fracativa e antipovo, o caso de assédio sexual envolvendo o ministro Sílvio Almeida, dos Direitos Humanos, causará estragos eleitorais e políticos ao governo, inevitavelmente. Quanto mais rápida a resolução, melhor.