COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
HISTÓRIA NEGADA
Mais do que iludir a opinião pública a acreditar que os EUA têm poder para desfazer uma decisão do STF, as fake news da extrema direita bolsonarista visam espalhar desinformação, criar dúvidas no povo, induzir a população a não acreditar em mais nada. O projeto de poder político da tal teoria pós-verdade se sustenta na negação do processo histórico. É inumano.
ESPÍRITO SERVIL
Adestrada para servir ao imperialismo, a extrema direita espalha fake news dizendo que os EUA “vão salvar o X (antigo Twitter) da tirania brasileira” e assim expõe o caráter covarde, entreguista, do fascinazismo bolsonarista. É como um menino medroso, frouxo, que em toda dificuldade na rua volta para casa chorando para pedir socorro aos “pais”. Servilismo que vem da colônia.
HAJA DESFAÇATEZ
Cretinice própria da extrema direita. Se diz “patriota”, se enrola na bandeira nacional, se pinta de verde e amarelo, no entanto fica ao lado de um bilionário estrangeiro que se acha dono do mundo - Elon Musk - contra as leis e as instituições brasileiras. Para piorar, reproduz postagem de que os EUA vão obrigar o Brasil e se dobrar ao X (antigo Twitter). Muita estupidez.
SONO PROFUNDO
A própria mídia comercial, que apoia anistia para os golpistas do 8 de janeiro, noticia que ainda este mês a Polícia Federal vai indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Ramagem por tentativa de golpe de Estado. A PF trabalha bem, mas quando o relatório chega na PGR entra em sono profundo. Como se encontra o indiciamento do ex-presidente por roubo de joias. Dormindo.
SIM, INFELIZMENTE
Tem plena razão o ex-ministro e ex-governador gaúcho Tarso Genro, ao dizer que “o fato mais trágico que ocorreu com o Brasil foi a naturalização do Bolsonaro e do fascismo”. Vale acrescentar, com a conivência decisiva da direita que se diz “liberal e civilizada”, mas tem apoiado direto o horror fascinazista nos planos político, institucional e eleitoreiro. Comparsa, claro.