COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
MARCA REGISTRADA
O ato do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de dar prosseguimento à PEC que limita os poderes do STF dias após o acordo entre o Legislativo, Executivo e Judiciário sobre as emendas parlamentares, reafirma o caráter golpista e oportunista dos deputados bolsonaristas. Apostam no caos institucional para tirar vantagens financeiras, políticas e eleitoreiras.
NA BANDALHICE
Como não podia, no acordo entre os três poderes, rejeitar publicamente a adoção dos critérios de transparência, rastreabilidade e correção nas emendas parlamentares, para não passar recibo de desonestidade, a maioria bolsonarista dos deputados aceitou, mas óbvio que vai retaliar o Executivo e o Judiciário por ter perdido a bandalheira da época de Bolsonaro.
SOS DEMOCRACIA
Muito difícil a preservação do Estado democrático de direito em um país que aceita excrescências como a impunidade de Bolsonaro, filhos, mulher e comparsas que planejaram golpe e roubaram a União, que tem medo de punir militares golpistas de alta patente, que admite Pablo Marçal como candidato a prefeito da maior cidade latino-americana, entre outras imoralidades.
BRASIL DOENTE
O apoio da Folha à trama da ultradireita para tentar desmoralizar o STF, a abertura de uma loja de eletrodomésticos onde antes funcionava a famosa Livraria Cultura, em São Paulo, e o suicídio de um estudante negro, bolsista, vítima de abusos dos colegas em uma escola da elite paulista, são exemplos concretos do mal que o fascinazismo bolsonarista tem feito ao Brasil.
GRAVE INFRAÇÃO
Tem crescido, assustadora e perigosamente, em todo Brasil, o número de motoristas dirigindo carros, caminhões, motos e outros veículos ao mesmo tempo em que manuseiam celular, sem que haja uma fiscalização específica e rigorosa. Dirigir teclando é tão grave quanto sob efeito de bebida alcoólica. Os órgãos de trânsito precisam tomar uma providência, urgentemente.