COLUNA SAQUE
BEM ESTADISTA
A conversa por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, deixa claro que Lula não vai voltar atrás em ser mais incisivo na condenação às mortes de civis em Gaza. Ele prometeu total empenho pela libertação dos reféns em posse do Hamas, mas também cobrou o fim do massacre dos palestinos. Está certíssimo. A paz não se alcança com bombardeios até em hospitais.
PAZ, SEMPRE
Só os inocentes úteis e os inúteis culpados, os tolos e os oportunistas, repetem o mantra sionista de que o “Brasil apoia o terrorismo”. Canalhice. A posição brasileira nos conflitos do Oriente Médio sempre foi bem clara: fim das hostilidades, dois Estados independentes e construção da paz. Posição diplomática coerente, ao nível da assumida na guerra da Ucrânia.
PELA DEMOCRACIA
A decisão da Justiça de Santa Catarina, de devolver o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT), cassada vergonhosamente pela Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, por ela ter denunciado infiltração nazista em ato de apoio a Bolsonaro, é uma notícia alvissareira para a afirmação da democracia, em um Estado onde o fascinazismo tem grande influência.
ESTÁ VACILANDO
Difícil entender, até porque ninguém fala nada e Lula não gosta de tocar no assunto, o motivo de até agora ele não ter indicado o novo PGR, tampouco quem vai substituir Rosa Weber no STF. A demora só faz elevar a pressão e agravar as disputas na base do governo, além de não contribuir para o processo de restabelecimento pleno do Estado democrático de direito.
BOA PERGUNTA
Nas redes sociais, entre os comentários sobre a decisão do procurador do Ministério Público do Rio, Alexandre Murilo Graça, de pedir a prisão do youtuber Thiago dos Reis, sob a alegação de ter cometido “crime contra a honra” do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um em especial chama atenção: “E ele tem?”. Quem souber que responda.