Campanha contra terceirização no Santander

O movimento sindical bancário nacional, preocupado com as práticas do Santander, de terceirização desenfreada e retirada de direitos dos funcionários, acaba de lançar uma campanha em todo o Brasil. O objetivo é desmascarar o discurso publicitário do banco e expor a realidade dos trabalhadores.

Por Ana Beatriz Leal

O movimento sindical bancário nacional, preocupado com as práticas do Santander, de terceirização desenfreada e retirada de direitos dos funcionários, acaba de lançar uma campanha em todo o Brasil. O objetivo é desmascarar o discurso publicitário do banco e expor a realidade dos trabalhadores.
 

Desde 2021, o Santander Brasil tem transferido funcionários para outras empresas do conglomerado, como a F1RST, SX Tools, Prospera, SX Negócios entre outras, com CNPJs diferentes. A atitude fragmenta a categoria e exclui estes empregados dos acordos coletivos e direitos garantidos. De lá para cá, o Sindicato dos Bancários da Bahia tem realizado uma série de protestos contra a manobra do banco espanhol. 
 

A campanha vem justamente para conscientizar bancários, terceirizados e clientes sobre os impactos das decisões equivocadas do Santander. Em 2024, o banco viu o lucro crescer 47,8% e atingir R$ 13,8 bilhões. Não faz o mínimo sentido mudar o contrato dos bancários para terceirizados, economizar dinheiro e vender a ilusão de que é uma excelente oportunidade. Na verdade, retira direitos e engana clientes só para aumentar a lucratividade da empresa.