Atividades do Novembro Negro nesta terça e quarta
Salvador, capital mais negra fora do continente africano, sedia dois importantes eventos nesta semana, em referência ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro (quarta-feira). Neste ano, a data, em memória a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade, tem significado especial
Salvador, capital mais negra fora do continente africano, sedia dois importantes eventos nesta semana, em referência ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro (quarta-feira). Neste ano, a data, em memória a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade, tem significado especial.
Pela primeira vez na história será feriado nacional. Parece pouco, mas é um importante reconhecimento da luta do povo preto por igualdade em um país marcado pelo racismo estrutural que diariamente violenta a população negra. Em Salvador, é uma chance de as pessoas participarem e conhecerem um pouco mais sobre a lavagem da estátua de Zumbi, às 7h, na Praça da Sé, e da marcha Zumbi e Dandara, a partir das 14h, saindo do Campo Grande.
Antes, nesta terça-feira (19/11), a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) promove uma série de atividades ao longo do dia. A programação começa com o Encontro Trabalho escravo não é decente, no Espaço crescer da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), no CAB, a partir das 13h. Depois, 16h, tem lançamentos de livros com autógrafos e exposição de empreendimentos afros.
Para fechar o dia, às 18h, ocorre o seminário nacional A inserção do negro no mercado de trabalho – Entre o imaginário e a realidade, no Sindicato dos Bancários da Bahia, nas Mercês, com o professor Richard Santos e a socióloga Ângela Guimarães.