Para matar a fome do povo

Idealizada pelo Brasil, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada oficialmente, na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, já tem adesão de quase 150 países.

Por Ana Beatriz Leal

Uma em cada 10 pessoas no mundo não têm o que comer. Um dado extremamente preocupante e que merece atenção e ação. Segundo o relatório SOFI (Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo), 733 milhões de pessoas estavam no Mapa da Fome em 2023.
 

O Brasil novamente acelera os esforços para acabar com a pobreza e colocar comida na mesa do povo. No triênio 2021-2023, a população em insegurança alimentar moderada ou grave caiu de 32,8% para 18,4%. A expectativa do governo federal é tirar o país do Mapa da Fome até 2026. 
 

Idealizada pelo Brasil, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada oficialmente, na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, já tem adesão de quase 150 países. As nações participantes acreditam que a iniciativa não apenas vai reduzir os impactos imediatos da fome, mas atuar em frentes estruturais, como combater as desigualdades sociais e fortalecer a segurança alimentar global, incluindo a discussão sobre a crise climática, que impacta na produção de alimentos.