Quase 80% das mulheres estão endividadas 

As mulheres ficam, em média, 62 dias sem pagar dívidas, aponta a pesquisa da CNC. Já os homens, 63,5 dias

Mesmo sendo maioria no país, as brasileiras ocupam menos espaços no mercado de trabalho. Consequentemente, acumulam dívidas. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços), 79,5% das mulheres estavam endividadas em fevereiro, alta de 1,1 ponto percentual em relação a janeiro. 


A inadimplência é o destaque. Mais de 30% dos consumidores com dívidas atrasadas eram mulheres, enquanto 29,1% eram homens. Só que a população feminina é a que mais busca resolver o problema financeiro. As mulheres ficam, em média, 62 dias sem pagar dívidas, os homens levam 63,5 dias. 


O endividamento se concentra nas modalidades de prazo curto como o cartão de crédito, crédito consignado e carnê de lojas. O percentual fica entre 5,9% e 86,5%. O maior percentual é do cartão de crédito. 


Além disso, 18,8% das endividadas se consideram com “muitas dívidas”, mesma proporção observada em fevereiro do ano passado. A taxa é menor entre os homens, de 15,5%.