Isenção até R$ 5 mil tem maioria nas redes

As redes consideradas na pesquisa foram o X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube.

Por Itana Oliveira

Outra prova de que o governo Lula está no caminho certo. Pesquisa realizada pela Nexus aponta que a maioria absoluta das publicações analisadas em redes sociais é a favor da isenção do imposto de renda para salários até R$ 5 mil. O percentual da aprovação chega a expressivos 82%.

 

Dos 450 posts analisados, 46% são opinativos. Dentro deste recorte, 34% das declarações foram feitas por partidos políticos, parlamentares e integrantes do Poder Executivo. Entre os posts neutros, que somam 54%, os autores costumam ser da imprensa, que atinge 78%.

 

As redes consideradas na pesquisa foram o X (antigo Twitter), que se destacou por ter mais manifestações favoráveis do que as demais, Facebook, Instagram e YouTube. Este último foi onde mais houve neutralidade, com 65% das postagens sem posicionamento definido.

 

Em todas as redes analisadas, as opiniões positivas superaram as negativas. Já entre as publicações no meio político, 95% apoiam o projeto.

 

A proposta foi enviada ao Congresso Nacional na última terça-feira. O prazo para análise do PL pela Câmara dos Deputados e pelo Senado é indefinido, pois depende da urgência entre as demais pautas do Legislativo. No entanto, a expectativa é que haja aprovação ainda este ano, para que em 2026 a lei entre em vigor.