Consumo sustentável é falácia

O conceito de “consumo sustentável” tem sido promovido como solução para os problemas ambientais, mas, na prática, revela-se uma grande falácia. A ideia de que o ato individual de consumir de forma “consciente” pode salvar o planeta não é verdade. 

Por William Oliveira

O conceito de “consumo sustentável” tem sido promovido como solução para os problemas ambientais, mas, na prática, revela-se uma grande falácia. A ideia de que o ato individual de consumir de forma “consciente” pode salvar o planeta não é verdade. 
 

As grandes corporações, responsáveis pelos maiores danos ambientais, continuam a operar sem a necessária transparência e compromisso real com a sustentabilidade.
 

A moda é um exemplo emblemático deste engano. Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024” da Octadesk, as roupas lideram as vendas online. Ao mesmo tempo, campanhas midiáticas promovem produtos como “sustentáveis” e “amigos do meio ambiente”, enquanto o índice revela o contrário.
 

A maioria das marcas analisadas ainda não atinge níveis adequados de transparência. Muitas empresas recebem pontuações baixas ou nulas, dificultando a rastreabilidade e a verificação dos impactos reais de suas cadeias produtivas.
 

Estas práticas são uma forma de greenwashing, onde a responsabilidade ambiental é deslocada para o consumidor, enquanto as corporações evitam mudanças estruturais necessárias.