Eleitor recorre à internet para saber sobre eleição
O brasileiro está ligado, mas não é na tela da TV. É na internet. Ciente de que não dá para confiar na grande mídia, "expert" em manipular notícias, o cidadão recorre cada vez mais a portais e mídias sociais para ficar bem informado. O cenário mostra que a credibilidade do quarto poder está caindo por terra, sobretudo depois da farsa do impeachment de Dilma Rousseff.
Levantamento do Paraná Pesquisa revela que 42,5% dos eleitores usam a web para obter dados sobre as eleições de outubro próximo. A televisão é apontada por 36,7% dos entrevistados e os jornais tradicionais, 6,3%. Uma tendência boa, porque a grande mídia costuma esquecer da ética para tentar beneficiar os candidatos do mercado.
A sondagem mostra ainda que 5,6% preferem o rádio na hora de buscar informações sobre política e 8,8% não reponderam ou não disseram que não fazem uso de um veículo de comunicação para saber sobre o andamento das eleições.
A internet é a queridinha de quase todas as faixas etárias. Mas, é entre 25 e 34 anos que tem predominância e 49,6% usam a web para coletar informações políticas. Em seguida, aparecem os brasileiros entre 16 e 24 anos, 48,9%. A televisão só fica à frente na faixa etária acima dos 60 anos, utilizada por 44,1%.
Quando se analisa a escolaridade, 50,2% das pessoas com nível superior completo utilizam as mídias sociais e os portais de notícias para ficar por dentro do mundo político. Entre os cidadãos com ensino médio, o índice é de 42,1%.