Home
>
Artigos

Ora, ora, seu Elon Moska, quem é você na fila do pão?

No artigo, a diretora do Sindicato dos Bancários da Bahia, Graça Gomes, fala sobre Elon Musk.

É bem verdade – como diriam nossas mães e como ensinamos às nossas crianças – que não se deve xingar, mas é igualmente verdade que havia um grito preso em nossas gargantas, que Janja acabou soltando, depois de tanto ouvir bobagens do tal Elon Moska. Sim, ela falou o que era preciso dizer, mas, volto a frisar, estava preso em nossas gargantas.


Com uma fortuna estimada em US$ 250 bilhões, esse homem se acha um dos donos do mundo. Se estivesse minimamente conectado com questões e demandas realmente importantes para a humanidade, bem poderia olhar mais para o povo do país onde nasceu: África do Sul, já que tem o potencial para fazer diferença nos desafios humanitários. Mas, não é isso que vemos.


Nenhuma empatia ou sequer simpatia pelas questões populares. O foco sempre foi – e continua sendo – acumular cada vez mais riquezas, usando, na maioria das vezes, uma fachada desenvolvimentista de inovação e ousadia. Mas se engana quem pensa que é para o bem da humanidade. O objetivo são bens, sim, mas, os dele.


Enquanto a pobreza e a fome crescem no planeta, bilhões são gastos com a ideia de colonizar outros mundos. Nada contra sonhos, mas um pouco de ajuda humanitária aqui mesmo, no nosso “planetinha”, até que caia bem. Esse talvez seja de fato o X da questão.


Por falar em X (ex-Twitter), a plataforma se transformou no reduto do conservadorismo de direita. Aqui no Brasil não quer seguir a lei, desrespeita a Justiça, a Constituição e nem imposto queria pagar. Nos Estados Unidos, virou palanque para a eleição de Trump.


Ao contrário do que tenta aparentar, Elon Musk não é um gênio e não inventou nada. A Tesla foi fundada, construída originalmente por Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Elon não fundou a Tesla, nem inventou o carro elétrico. 


Musk tampouco é a razão do sucesso da Space X. O verdadeiro gênio por trás do avançado foguete é Tom Mueller. O que Elon fez foi simplesmente comprar as empresas e ficar com todo crédito pelos produtos. É por tudo isso que, para mim, Janja está certíssima.


* Maria das Graças Gomes dos Santos é diretora do SBBA, oriunda do Bradesco.