Home
>
Artigos

Bem remotas 

No artigo, advogado, intelectual, ex-integrante do Grupo Poetas na Praça Joelson Meira, fala sobre a decisão do TSE sobre a inelegibilidade de Bolsonaro.

A decisão do TSE sobre a inelegibilidade do Bozo transitou em julgado, rechaçou recurso de Embargos de Declaração e não pode mais ser reexaminada. 


Apenas o STF poderia mudar a decisão do TSE. Mas, para isto, haveria de ficar constatada uma agressão à Constituição no julgamento do TSE. O que jamais ocorreu. Lembre que no TSE atuam 3 ministros do STF, dois do STJ e dois juristas da advocacia. Além da Procuradoria Geral da República. Quem de sã consciência julgaria um delito, ali, contrariando a Constituição? 


Moral da história: a inelegibilidade está consolidada. Não temos notícia, no STF, de revogação de decisão soberana do TSE, nesses casos extremos de inelegibilidade ou cassação de mandatos. 


É por esse motivo que o bolsonarismo agita a tal da Anistia para os criminosos do 8/1 incluindo o jabuti chamado Bozo, no curso da tramitação dessa excrescência . Que já nasse inconstitucional.


Nessa insanidade coletiva, apelam a Trump para salvar o inelegível. Esforço em vão.


Trump pode até bombardear Nações, mas não pode alterar decisões judiciais de nenhuma Nação soberana. 


Não aprendem!


*Joelson Meira é advogado, intelectual, ex-integrante do Grupo Poetas na Praça