Home
>
Artigos

Os cinco heróis cubanos

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, trata dos cinco heróis cubanos.

Cuba, principalmente depois da revolução de 1959, trava uma luta intensa contra as tentativas dos Estados Unidos de destruírem as conquistas sociais. O bloqueio criminoso que tem prejudicado o país, organizações criminosas que atuam principalmente em Miami, são ações permanentes que visam derrotar o socialismo. Diante desta situação o governo cubano viabilizou um grupo de valiosos militantes para espionar e evitar atentados terroristas contra a população, foram os cinco heróis cubanos presos em 1998 e posteriormente condenados injustamente. 


São eles, Gerardo Hernandez, Ramón Labañino, Fernando Gonzaléz, Antonio Guerreiro e René Gonzaléz. Estes militantes tiveram um papel importante para evitar atentados terroristas contra o povo cubano. Todos foram acusados de conspiração contra os Estados Unidos, mas na realidade estavam lá para defender a revolução socialista preservando a vida das pessoas. A justiça estadunidense acusou Gerardo Hernandez de assassinato em função da força aérea cubana ter derrubado dois aviões de um grupo anticastrista com a morte dos 4 ocupantes, depois de ter invadido o espaço aéreo do país 25 vezes.


Estes militantes são considerados heróis pela população cubana. Condenados injustamente a prisão perpetua, por um tribunal imparcial, receberam apoio da anistia internacional, e várias organizações dos diversos países se manifestaram contra estas condenações que violaram a própria legislação dos Estados Unidos. Depois de um amplo processo de mobilização em Cuba e em nível internacional, inclusive de 10 personalidades que receberam o prêmio Nobel, finalmente todos eles foram liberados. 


Entre os contemplados com o premio Nobel que se solidarizaram com os cinco heróis cubanos encontravam-se o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, Adolfo Pérez Esquivel, Rigoberta Menchu, José Saramago e outras personalidades como Mary Robinson, presidenta da Irlanda (19921997) e Alta Comissionada de Direitos Humanos das Nações Unidas (1997-2002) e o ex diretor geral da UNESCO, Frederico Mayor (Breve História de Cuba,2019)


Aqui na Bahia também houve muita solidariedade e atividades em defesa de justiça para os 5 heróis cubanos, entre as ações, uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia em 23 de setembro de 2014. A luta foi vitoriosa, mas ainda há muito o que conquistar para a consolidação do socialismo em CUBA.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ