Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 


BEM CHEGADA
De grande valor para a afirmação da democracia, a vitória de Claudia Sheinbaum à presidência do México. Reforça a civilidade na árdua luta que trava contra o fascinazismo, em nível global. Para as américas, ajuda muito. Há risco da volta de Trump nos EUA, Milei ameaça na Argentina e Bolsonaro continua perturbando no Brasil. Eleição que chega em boa hora.

 

 

NA SOLIDARIEDADE
O socorro do Brasil à Argentina, apesar dos ataques levianos de Milei a Lula, é mais um episódio a destacar a grande diferença entre o ultraliberalismo fascinazista, assentado no ódio, na intolerância, no trato do adversário como inimigo a ser abatido, e a democracia social, na qual as diferenças políticas e ideológicas cessam em nome da solidariedade humana.

 

 

COM GABARITO
O alerta do economista Paulo Gala, professor da FGV e do Banco Master, de que a economia brasileira está no rumo certo e “quem se deixar levar por ideologia vai perder dinheiro”, expressa a opinião dos setores pragmáticos, funcionalistas do mercado. Também comprova o êxito do governo Lula. Desenvolvimento para o bem-estar da sociedade: democracia social. 

 

 

CEPAS MORTAIS
A atitude bestial da coalizão que sustenta Netanyahu em Israel, de abandoná-lo caso ceda à pressão internacional por um imediato cessar-fogo em Gaza, expressa o retrato fiel da extrema direita, fascinazista, desprovida dos mais elementares valores humanísticos, sem o menor compromisso com a civilidade, a solidariedade, com a paz. Variantes malignas do capitalismo.

 

 

EM ALINHAMENTO
A decisão de só indicar novo embaixador em Israel após o cessar-fogo e Netanyauh deixar o poder, alinha a diplomacia brasileira à tendência crescente em nível global contra o genocídio do povo palestino. Mais de 140 países condenam a matança da população civil em Gaza e alguns inclusive já romperam relações, como Espanha, Noruega e Irlanda, na Europa.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE