COE pressiona Santander por mudanças

Em reunião realizada na terça-feira (06/02), a COE, que conta com a participação do diretor do Sindicato dos Bancário da Bahia, Adelmo Andrade, exigiu explicações claras sobre a reestruturação, denominada de Multicanalidade. Foi evidenciado o desrespeito às cláusulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), uma afronta não apenas aos trabalhadores, mas também ao movimento sindical. 

Por William Oliveira

Após mais uma tentativa do Santander em desmoralizar os trabalhadores, o movimento sindical bancário não ficou inerte. Diante das mudanças radicais anunciadas pelo banco na restruturação da rede de agências, a COE (Comissão de Organização dos Empregados) agiu. 


Em reunião realizada na terça-feira (06/02), a COE, que conta com a participação do diretor do Sindicato dos Bancário da Bahia, Adelmo Andrade e do diretor da Federação da Bahia e Sergipe, José Antônio, exigiu explicações claras sobre a reestruturação, denominada de Multicanalidade. Foi evidenciado o desrespeito às cláusulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), uma afronta não apenas aos trabalhadores, mas também ao movimento sindical. 


Entre as principais preocupações apresentadas pela COE estão a falta de investimento adequado para os GNS (Gerente de Negócios e Serviços), a segurança dos gerentes Van Gogh e de Empresas, bem como ausência de investimentos para melhorar as condições de trabalho. 


Além disto, a mudança na classificação das agências pelo faturamento total, em detrimento do monitoramento individualizado do atendimento e do pós-venda, também gerou insatisfação. 


O Santander foi pressionado a oferecer soluções concretas para as demandas apresentadas. Comprometeu-se a contratar 600 bancários para o cargo de GNS em todo o Brasil, além de fornecer treinamento e cursos para os novos e atuais funcionários. 


Para os gerentes Van Gogh e Empresas também foi exigido a disponibilização de dispositivos eletrônicos exclusivos do banco, uma mochila de transporte adequada e um plano de Uber Corporativo para facilitar as visitas aos clientes. 


Uma nova reunião foi agendada para o dia 22 de fevereiro. O Santander se comprometeu a responder as reivindicações apresentadas pelo movimento sindical.