Crescem casos de câncer de próstata
O aumento dos casos da doença no mundo e no Brasil reforça isto. Um dos alertas é da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia). Em 2023, a doença matou 17 mil homens no Brasil, média de 47 por dia.
Por Renata Andrade
A saúde masculina precisa de atenção não só durante o Novembro Azul. O cuidado deve ser constante. Em virtude do preconceito ou desinformação, os homens não procuram médico para se consultar ou demoram a ponto de encontrar o câncer de próstata mais avançado.
O aumento dos casos da doença no mundo e no Brasil reforça isto. Um dos alertas é da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia). Em 2023, a doença matou 17 mil homens no Brasil, média de 47 por dia. Além disso, a estimativa é de 72 mil novos diagnósticos no país até o próximo ano, de acordo com INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Para os próximos anos, a revista científica internacional Lancet prevê mais crescimento. Os casos devem duplicar até 2040 no mundo, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões, por conta do aumento da expectativa de vida. Também está prevista alta de 85% no índice de mortes (de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040).
Diagnosticar de forma tardia o câncer de próstata reduz as chances de cura e aumenta a letalidade. É fundamental a realização de exames periodicamente, além de consulta com o especialista para a prevenção e detecção em estágio inicial da doença.