Cuidado com ligações falsas pedindo dados bancários

Os criminosos não estão para “brincadeira”. Então, é preciso se proteger. O cliente deve desconfiar de ligações pedindo informações pessoais. Caso o teor da chamada seja sobre movimentação suspeita na conta, o correntista deve verificar diretamente com gerente ou consultar o extrato bancário. 

Por Ana Beatriz Leal

Não é incomum receber uma ligação de alguém se passando por um banco ou empresa pedindo para confirmar dados pessoais. Mas, é bom estar atento porque pode ser um golpe, conhecido como "vishing".
 

Os golpistas alegam que há movimentações suspeitas na conta da vítima ou oferecem serviços. O objetivo é obter dados bancários ou pessoais, que serão usados para aplicar outros golpes.
 

O criminoso conquista a confiança da vítima ao fornecer informações obtidas de redes sociais ou vazamentos de dados. Depois, ele tenta convencer a pessoa a realizar pagamentos ou até mesmo passar números de cartões de crédito. 
 

Em alguns casos, a fraude envolve o pedido de um código enviado por SMS para ativar a conta de WhatsApp da vítima em outro dispositivo, permitindo que o golpista se passe pela pessoa e peça dinheiro para os seus contatos.
 

Outra estratégia é convencer a vítima a instalar um aplicativo, supostamente para "proteger" a conta. Na verdade, é um programa para acessar o celular da pessoa e roubar informações.
 

Os criminosos não estão para “brincadeira”. Então, é preciso se proteger. O cliente deve desconfiar de ligações pedindo informações pessoais. Caso o teor da chamada seja sobre movimentação suspeita na conta, o correntista deve verificar diretamente com gerente ou consultar o extrato bancário.